Estamos a passar pela maior crise económica que há memória, no sentido de ajudarmos os nossos clientes e leitores a olharem com otimismo e estratégia para o futuro, convidámos alguns dos grandes gestores de negócio nacionais a darem a sua opinião e a partilharem um pouco do seu ponto de vista e da sua estratégia para reentrar no mercado com mais força e otimismo.
Hoje ficamos com o artigo de opinião de Nuno Moreira, CEO da Double M Project.
"Vivemos actualmente uma das maiores recessões de que há memória nestas últimas décadas, o que veio demonstrar as fragilidades da teia empresarial, não só portuguesa, mas também mundial.
Quando nos falavam em medidas mitigatórias e estratégias de continuidade de negócio em caso de crise profunda, nunca as levámos muito a sério pois a nossa realidade actual era impensável há 4 meses atrás.
Agora não há muito a fazer a não ser criar laços de união entre empresários para, todos juntos, mantermos vivos os nossos negócios enquanto esta pandemia não passar, o que irá demorar ainda alguns meses se tivermos em conta alguns comportamentos de risco que ainda vamos vendo na população, apesar da grande maioria dos portugueses se estarem a "portar muito bem".
Quanto ao "pós pandemia", no meu ponto de vista, há que mantermos a união empresarial fazendo parcerias de negócio com os nossos parceiros. É importante mantermos uma politica de baixo custo para que todos nós possamos continuar a facturar e, ao mesmo tempo, podermos ajudar na recuperação económica. Lembremo-nos que "grão a grão enche a galinha o papo", ou seja, "muitos poucos fazem muito". Quero com isto dizer que, muitas vezes, para nos mantermos resilientes, temos que flexibilizar os nossos objectivos. E estou em crer que, juntos, iremos conseguir passar mais esta adversidade.
Para terminar, recordo a alegoria do passarinho que queria salvar a selva.
"Um dia, correu a notícia entre os animais da selva, que o céu iria cair sobre as suas cabeças.
Foi o caos, a debandada geral, com os animais a tentarem fugir sem destino certo.
Até que todos notaram num pequeno passarinho que estava deitado de costas, com os pés virados para o céu e alguém lhe perguntou:
- Passarinho, o que fazes tu aí com a patinhas viradas para o céu, enquanto todos nós tentamos fugir?
Ao que o passarinho respondeu:
- Estou a agarrar o céu para que ele não caia
Os restantes animais da selva desataram a rir e disseram:
- Mas achas que tu, sozinho, consegues evitar que o céu caia?
Ao que o passarinho respondeu:
- Eu, sozinho, nada conseguirei fazer. Mas se todos nós fizermos o mesmo que eu, certamente o céu não cairá.
Este é o nosso desafio no pós COVID19. Vamos, todos juntos, ajudar o passarinho a que o céu não caia sobre nossas cabeças.
E, mantenham-se protegidos."