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Saiba como se aproximar dos seus consumidores com o Marketing Promocional

Escrito em 24 de outubro de 2021


O Marketing Promocional é um tipo de estratégia focada na melhora do relacionamento entre empresa e consumidor, por meio da oferta de experiências de valor e ações que proporcionem o o fortalecimento da marca. Um dos exemplos mais comuns é a distribuição de brindes e cupons promocionais.

O que é Marketing Promocional?
Para aplicar a estratégia corretamente, é preciso entender o conceito de Marketing Promocional. Na prática, é um conjunto de ações diretas para incentivar a interação entre uma empresa e os seus consumidores. Os principais objetivos são: fortalecer a marca, conquistar novos clientes e a fidelização daqueles que já compram na sua empresa.

A ideia é levar, a partir dessas ações, os valores, ideias, produtos e serviços de uma empresa para o consumidor. Com ofertas, brindes, amostras grátis ou mesmo promoções especiais, uma marca consegue chamar a atenção do cliente e, assim, divulgar exatamente o que quer, aumentando as suas chances de conversão.

Para uma empresa de alimentos que está a entrar num novo mercado, o Marketing Promocional pode ser extremamente valioso. Em vez de simplesmente deixar o seu produto na prateleira ao lado de todos os concorrentes, distribuir amostras para degustação para os clientes em um supermercado vai, sem dúvidas, ser mais eficiente.

Esse é um exemplo de Marketing Promocional, ou seja, ações não rotineiras que tenham um objetivo específico — do lançamento de um novo produto até mesmo a atração de novos clientes. O foco, porém, deve ser na experiência que a sua marca está proporcionando ao consumidor, oferecendo algo diferenciado para captar a sua atenção.

Apesar de muito eficiente, a estratégia não pode ser aplicada de qualquer maneira. O primeiro ponto a ser analisado é a definição do público-alvo que você quer impactar e, assim, o que você pode fazer para, de fato, oferecer um diferencial para o cliente. Caso contrário, a sua ação pode acabar por não funcionar como esperado.

Outro diferencial para que o Marketing Promocional realmente funcione, é determinar um objetivo claro com aquela ação. Promover um produto ou fidelizar os clientes? Afinal, a meta altera completamente a execução da estratégia. Em seguida, basta definir qual vai ser a experiência oferecida e apostar na exclusividade para se destacar.

Qual a relação entre esse conceito e o de Merchandising?
Muitas pessoas acabam por confundir essa estratégia com Merchandising, o que não é um grande erro, afinal, o Marketing Promocional é uma das diversas possibilidades de Merchandising. Para ficar mais claro, é importante entender o que significa esse conceito e como ele é aplicado pelas empresas.

O Merchandising também busca promover um produto, serviço ou marca de uma maneira mais eficiente. Essa técnica de comunicação se divide em três locais de aplicação: dentro do ponto de venda, fora do seu ambiente natural e, cada vez mais, nas diferentes plataformas digitais. Tudo em busca do fortalecimento da presença de marca de uma empresa.

Essa estratégia pode ser utilizada durante um programa de televisão, como uma novela em que os atores comentam sobre determinado produto de maneira natural. Contratar um digital influencer também é uma opção, afinal, é uma maneira de chegar ao consumidor em um espaço que ele já costuma utilizar ou frequentar.

O Marketing Promocional, portanto, se encaixa exatamente no objetivo do Merchandising: cativar a atenção do cliente com ações não usuais e que ofereçam uma experiência inovadora. Ao conectar diretamente marca e consumidor de uma forma diferenciada, você está aplicando uma técnica de Merchandising.

Quais os benefícios para o negócio que aplica o Marketing Promocional?
Com o conceito de Marketing Promocional bem definido, é hora de entender melhor quais são os benefícios da aplicação dessa estratégia no seu negócio. Por isso, separamos as vantagens ao executar corretamente esse plano de Marketing. Confira!

Atração de novos clientes
Com o trabalho cada vez mais digitalizado, o custo de aquisição de um cliente se tornou um objeto de estudo para quem trabalha na área. Afinal, quanto menor for o gasto para atrair um cliente, maior vai ser, por exemplo, o ROI (Retorno Sobre o Investimento). E essas métricas são cada vez mais importantes para qualquer negócio.

O cenário ideal para qualquer profissional que trabalha com Marketing é gastar menos e conseguir melhores resultados. Com o Marketing Promocional, você consegue divulgar a sua marca de maneira espontânea para consumidores que, talvez, nem soubessem da existência do seu negócio. E o melhor: tudo isso sem precisar gastar muito.

Fidelização de quem já consome a sua marca
A captação de novos clientes é, sem dúvidas, fundamental para que uma estratégia de Marketing funcione, porém, é preciso cuidar daqueles que já confiam na sua marca e compram os seus produtos e/ou serviços. Com a aplicação precisa das ações de Marketing Promocional, a tendência é conseguir aumentar a sua taxa de fidelização.

Como? Simplesmente oferecendo novas experiências com o cliente. Não limitar a experiência do consumidor com a sua marca ao processo de transação, mas mostrar que você se importa com ele e quer aproximá-lo da sua empresa, seja oferecendo uma amostra grátis de um novo produto ou oferecendo brindes exclusivos para clientes.



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